sexta-feira, outubro 15, 2010

Estamira


Documentário brasileiro dirigido por Marcos Prado, realizado no "Jardim Gramacho", local este no qual é depositado os resíduos da cidade do Rio de Janeiro, tem como alcance, demonstrar para a sociedade a verdadeira realidade de um dos lixões do nosso país que sustenta precariamente diversas pessoas.
Assim como Estamira, várias famílias completas, sobrevivem à custa desse ambiente onde estão sujeitas a adquirir diversos tipos de doenças devido a reutilização dos resíduos "jogados" ali.
As pessoas que ali ficam, não possuem nenhum tipo de vínculo empregatício, sendo que o trabalho realizado por eles, não contêm nenhuma remuneração satisfatória e muito menos lhes são garantidos benefícios previdênciários. Simplesmente vivem á margem da miníma garantia de sobrevivência, sendo intangível qualquer tipo direito fundamental.
Uma observação importante, é que a população em geral acumula bastantes resíduos no qual serviria para reciclagem, só que elas não têm o mínimo cuidado de separar os materiais, e o lixo somente acaba sendo acumulado gerando dificuldade para aterrar. Enquanto uns jogam no lixo algo desnecessário, ou supérfluo, outros ainda conseguem aproveitar os materiais ou até mesmo alimentos, tendo a maior satisfação de encontrar algo que possa ser utilizado como alimento, mesmo que seja de péssima qualidade.

Link do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=qYQjS561PwA

Nenhum comentário:

Postar um comentário